quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Eli Vieira (geneticista) e Silas Malafaia (pastor)

Bem pessoal.

Não é novidade a repercussão que teve a visita de Silas Malafaia ao programa De Frente Com a Gabi.

Pra quem não viu, aqui um link
SILAS E GABI


Gerou muita polêmica.
Quem era a favor do Silas disse que ele colocou Gabi no bolso.
Quem era a contra o Silas disse que Gabi deixou SIlas sem ter o que falar.

Ao meu ver, Silas falou muita besteira - ao dizer, por exemplo, que o ateísmo tem sua ideologia(Qual a ideologia que eu tenho por não acreditar em Poseidon??) - e Gabi mudou muito de assunto.

Mas o que me chamou mais atenção foi algo fora do programa: a Resposta de Eli Vieira (Mestre em Genética fazendo doutorado) sobre as besteiras que Silas falou sobre Genética:




Página do Eli no Youtube
Eli Vieira simplesmente deu uma aula. Foi simples, claro e coeso.


Depois, rolou a resposta do Silas:
CLIQUE AQUI!!!


Eli mostra que o cérebro do Homossexual se comporta similar ao de um hétero do sexo oposto.
Mostra que as chances de gêmeos monozigóticos terem o mesmo comportamento quanto à sexualidade é maior que em outros casos.
Mostra que até o olfato é afetado.
Mostra também que, tanto o fator genético quanto o externo influenciam no comportamento.
Aí silas vem dizer que "
o fator externo, do ambiente, é fundamental para determinar isso.". Isso é, no mínimo, uma afronta à ciência.

Enfim, quanto à resposta, cheguei ao seguinte pensamento:




A página Os Crente Pira divulgou a resposta do Eli ao SIlas:
Eli Vieira: Malafaia me respondeu citando exatamente o mesmo autor, que distorceu, como eu mostrei, um estudo que não diz, como Malafaia disse na TV, que 54% dos homossexuais escolhem ser homossexuais.

Eu não vou responder a ataques pessoais. Só mostram como o Golias do tele-evangelismo não sabe o que é debate, pois em vez de endereçar refutações a minhas fontes e ideias, tenta me desqualificar como pessoa.

Minhas fontes estão todas na descrição do meu vídeo, e são apenas uma amostrado que já se sabe. Enquanto Malafaia cita um único autor que distorceu um ou dois estudos,só uma das minha referências vem diretamente de um manual de profissionais da área, e a revisão citada utiliza mais de 50 fontes em periódicos científicos revistos por pares.

Eu não disse em momento algum que sou doutor, mas que faço doutorado. Então como posso ser um "pseudo-doutor"? O que está havendo de "pseudo" aqui é a pseudoinformação científica do leigo em genética Silas Malafaia.


Achei também uma refutação ponto a ponto no site da ENFU.
O melhor que eu vi até agora.
Aqui vai uma parte:



 “A verdade é esta: ninguém nasce gay. Não existe prova científica, apenas teorias científicas”.

Essa aqui é muito boa: se chama “argumento do espantalho” (“straw man” – essa tem nome em inglês, não em latim). O Malafaia cria uma “versão” do argumento do outro debatedor (cria um “espantalho”), destrói esse argumento que ele mesmo inventou (destrói o “espantalho”) e diz que, com isso, venceu o debate. Mas na verdade ele não refutou o que o Eli (o geneticista do vídeo) disse, ele refutou a “versão Silas Malafaia” do que o Eli disse. Em nenhum ponto o rapaz do vídeo diz que pessoas “nascem gays”, ele diz que há uma influência genética. Só isso. Inclusive, ele é bem categórico em afirmar que essa INFLUÊNCIA genética não deveria ser entendida como DETERMINAÇÃO genética, e que isso era uma visão ultrapassada de como se via um gene (no início do séc. XX se pensava assim).

O Silas também repete a bobagem sobre teorias mais uma vez. O termo “teoria”, no meio científico, não é usado da mesma forma que no meio do povão. Uma teoria se refere a conhecimentos já comprovados sucessivas vezes. Silas Malafaia confunde isso com “hipótese”, que é o termo que usamos para uma especulação.

Para a esmagadora maioria da população, mesmo pessoas instruídas, todos esses artifícios do pastor passariam despercebidos e pareceriam extremamente convincentes e racionais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar.
Comentários TROLL serão possivelmente deletados.